quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Caracterização da Escola

Instituição fundada em 24 de abril de 1995, onde centralizaram dois outros prédios que funcionaram em locais diferentes extintos Juracy e Jonival Lucas, os dois localizados na Praça da Mangueira. Logo depois mudaram-se para Rua da Guabiraba, chamando-se Escola Nova de Sauipe. No decorrer dos anos a escola passou por uma grande reforma e em 2005 através da Lei 237/2005 mudou o nome para Escola Municipal Antônio Paiva Tolentino, em homenagem a um professor falecido que residia nesta comunidade, tendo funcionamento em 5 salas, com o crescimento da comunidade tivemos que funcionar em outro prédio anexo com duas salas situada na Rua do Pendão e outra na Escola de Produção na mesma rua.

Em 29 de janeiro de 2010 inauguramos um novo prédio que possui 10 salas de aula, biblioteca, quadra poliesportiva, laboratório de informática, padaria, salão para recreio coberto.

Atendemos quase 800 alunos nos quatro segmentos: creche; educação infantil; ensino fundamental I e II e EJA nos três turnos (matutino vespertino e noturno). Tendo sido credenciada pela Resolução 001/2010 do Conselho Municipal de Educação ministrando a Educação Básica nas etapas.

Atualmente a maior preocupação é a adaptação dos alunos com necessidades especiais, já que o processo de inclusão é um dever de todos.

Estrutura Organizacional da Escola

A Escola Municipal Antônio Paiva Tolentino é composta em sua gestão por: diretora, vices-diretora, coordenadora, assistentes de direção, auxiliar administrativo e secretária.
Todos ocupam seus cargos com eficiência contribuindo para o objetivo maior que é o processo ensino-aprendizagem dos nossos alunos. Acreditamos que a nossa principal característica está ligada a qualidade de aprendizagem que passamos e exigimos dos nossos alunos e uma gestão democrática onde todos se sentem responsáveis pelo andamento da escola.



Estrutura Física da Escola



Nosso prédio escolar é composto por 10 (dez) salas, laboratório de informática, área para recreio coberto, quadra poliesportiva, cantina, padaria, biblioteca, secretaria, sala de professores, sala de coordenação pedagógica, diretoria, banheiros masculino e feminino.

A padaria fornece pão para o lanche e cada aluno leva todos os dias 4 (quatro) pães para casa.
  
Recursos da unidade escolar:

Obs: (30 mesas para os professores e mais 38 para cantina), Total: 68



Perfil dos Estudantes

Como inguém nasce cidadão a ideia de participação social precisa ser permanentemente construída e um dos desafios contemporâneos da escola é contribuir para a formação moral e ética dos alunos-cidadãos. É fundamental que, nos espaços educativos, seja construída e problematizada a participação do individuo na vida estudantil. E nossos alunos são tratados igualmente indiferentes dos padrões de moradias onde poucos deles ainda residem em casa de maderite e taipa, com o desenvolvimento da comunidade as casas foram reformadas num padrão adequadas a condição de moradia (construção). Logo após a chegada da rede hoteleira onde as maiorias dos moradores conseguiram ter um emprego melhorando suas condições financeiras.


Dentre alguns alunos percebe-se que o comportamento vem na minoria de uma família desestruturada, com falta de afeto, de dialogo, problemas amorosos entre pais, madrasta, padrasto e outros prejudicando o raciocínio para uma boa aprendizagem e na integração e dialogo com o outro. Os nossos alunos estão basicamente divididos quase por igual no que diz a religião uma parte evangélica e outros católicos. Em nossa comunidade não há muitas opções de lazer, só existindo atualmente os campos de futebol e a quadra poliesportiva da escola. Hoje não se apresenta algum tipo de dificuldade em termos de aprendizagem mesmo porque a Prefeitura do município faz o possível para suprir as necessidades no que diz em relação à educação.

 Perfil da Comunidade do Entorno

A comunidade de Sauipe está localizada no litoral, na Ba -099 que pertence ao município de Mata de São João. Comunidade essa que cresce em termos de moradia. A mesma precisa de visitantes para que seja mais valorizada, de lazer para as crianças e adolescentes, saneamento básico, policiamento por não ter nenhum, um posto de saúde amplo com mais funcionários e medicação para atender melhor a população, o transporte de dentro da comunidade que é precário. Sendo que o desenvolvimento no ramo hoteleiro que vem mudando a realidade oferecendo trabalho aos moradores e dessa forma proporcionando a melhoria nas condições financeira pessoal, já que há alguns anos atrás a renda das famílias era basicamente da roça, pesca e do artesanato que também passou por uma mudança significativa no surgimento de algumas parcerias que proporcionaram cursos para um aperfeiçoamento no material produzido, diante dessa mudança é que o mesmo ficou sendo conhecido mundialmente, sendo vendido no complexo hoteleiro e assim se tornando mais uma fonte de renda para os moradores.

Com o crescimento da comunidade a escola cresceu junto em termo de prédio quanto no número de alunos e funcionários. Sendo assim, cabe aos gestores oferecer condições adequadas conforme a realidade da escola e da comunidade proporcionar uma aprendizagem com a participação dos pais promovendo eventos para que todos participem e possam entender o funcionamento dos gestores, do pedagógico e dos professores criando um clima de parceria entre a comunidade e a escola, daí contribuir para um desenvolvimento educacional no sentido de estar sempre acompanhando o desenvolvimento dos filhos.

Portanto agindo assim a escola terá uma educação de qualidade e uma facilidade para o aprendizado.













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